Kickboxing e Muay Thai perfeito para redução da % Massa Gorda

Kick Fitt

Definição de Kickboxing e Muay Thai

Kickboxing

Kickboxing é um desporto de combate que combina várias técnicas de mãos e pernas, a sua origem foi no Karaté e Taekwondo posteriormente em várias artes marciais.

Ao longo dos anos foram alterando-se as regras das competições, chegando-se ao Full Contact, onde as técnicas de punhos são em muito semelhantes ao Boxe e as técnicas de pernas podem atingir o adversário somente da cintura para cima, com excepção feita ao varrimento que é feito ao nível do tornozelo.

No final dos anos 80 foi criada a regra dos low kicks, pontapés circulares à coxa.

Neste momento o kickboxing divide-se em várias disciplinas, cada uma delas com as suas regras muito especificas:

a)Aerokickboxing
b)Formas musicais
c)Semi Contact
d)Light Contact
e)Light Kick
f)Full Contact
g)Low kick
h)K1 Rules

O expoente máximo da modalidade neste momento é o K1 graças ao mediatismo dos campeonatos de K1 realizados no Japão com transmissão na EUROSPORT.

Muay Thai

Muay Thai é um desporto de combate com mais de 2000 anos que tem as suas origens na cultura Tailandesa. A sua história tem uma raiz espiritual muito forte ligada ao Budismo.

Na Tailândia, é considerado o desporto rei e para os Reis.
No Muay Thai é permitido a luta agarrada em corpo a corpo de pé (Clinch), podendo também usar-se técnicas de cotovelo que são proibidas nas disciplinas de kickboxing.

O Kickboxing e o Muay Thai NÃO são desportos violentos, são modernos, completos, para todas as idades e sexos, podendo ser praticado como manutenção ou competição.

Vantagens de praticar deportos de combate:

  • Autocontrole,
  • Auto estima,
  • Disciplina,
  • Humildade,
  • Confiança,
  • Defesa pessoal,
  • Queima-se calorias
  • fortalece e tonifica os músculos das nádegas (glúteos), coxas e pernas, abdominais, músculos extensores da coluna (lombares), peitorais e ombros. Resumindo, trabalha-se todos os músculos do corpo humano.

 

Porque que é perfeito para redução da massa gorda sem afectar a massa muscular ?

 

Porque Kickboxing é treino Hiit

 

Sabia que Kickboxing é treino HIIT ( treino intervalado de alta intensidade ), a base dos treinos de kickboxing, excepto se estiver a treinar uma componente mais técnica ou táctica, são exercícios intensos em assaltos de 2 minutos ou 3 minutos, com recuperações de 30 Seg ou 1m, conforme a época do ano em que nos encontramos e dos objectivos.

Mais Sobre o HITT: O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) é cada vez mais reconhecido como o método ideal para aumentar a performance aeróbia e adaptação ao exercício. Entre os benefícios deste método estão um maior volume de treino intenso e uma melhoria no metabolismo do lactato. Apesar do interessante crescente de que tem sido alvo nos últimos anos, a duração óptima e intensidade do HIIT não foi ainda estabelecida e os protocolos variam bastante.

 

Uma equipa de investigadores da Universidade do Nebrasca comparou diferentes durações e intensidades de treino intervalado para determinar o seu efeito no VO2 médio e total, tempo de exercício e marcadores de fadiga como a concentração sanguínea de lactado. Os resultados do estudo foram publicados no último número da revista Journal of Strenght & Conditioning Research.
Foram recrutados 12 triatletas competitivos de ambos os sexos para participar no estudo. Os protocolos de treino estudados foram 4, variando em intensidade (90 e 100% MPO [maximal power output]) e duração (30 seg e 3 min). As variáveis não foram escolhidas ao acaso e são comparáveis a outros estudos relacionados.

A maior descoberta do estudo foi que intervalos curtos, 30 seg, produziram maiores valores de VO2 total (L) e médio (mL.Kg-1.min-1), tempo total da sessão e frequência cardíaca, mas com valores menores de lactato em comparação com intervalos mais longos (3 min).

Julga-se que o benefício primário do treino intervalado seja o volume de exercício em alta intensidade que se consegue executar. Sabe-se que a duração total do estímulo tem um importante papel na resposta adaptativa ao exercício. Adicionalmente, intervalos curtos induzem uma elevação de VO2 que se mantém por um longo período de tempo. É sugerido que esta elevação no metabolismo durante a fase de recuperação explique o maior VO2 médio e frequência cardíaca durante toda a sessão de treino.

Estudos precedentes indicam que intervalos de curta duração minimizam a concentração de lactato no sangue durante a sessão, um resultado reproduzido por este novo trabalho de Zuniga e colaboradores. A recuperação activa durante o treino intervalado favorece a remoção enzimática do lactato, impedindo a sua acumulação. Uma vantagem do treino curto e explosivo é a minimização da acidose intramuscular. Controlando a redução no pH intramuscular durante o exercício e providenciando uma recuperação parcial, o tempo total do treino pode ser estendido.

Adicionalmente, o treino a uma intensidade de 90% MPO resultou num tempo total de exercício mais longo do que a 100% e que 30 seg também aumentam a duração do treino comparativamente a 3 min. O VO2 total também foi superior para 90% MPO e para intervalos de 30 seg. Não se conhece ao certo os mecanismos que favorecem este fenómeno, mas teoriza-se que o treino intervalado permita uma maior regeneração da fosfocreatina durante a fase de recuperação, aumentando assim a capacidade de exercitar a elevada intensidade durante mais tempo.

Em conclusão, este estudo dirigido por Zuniga revela que protocolos com intervalos curtos permitem períodos mais longos com um maior VO2 total, VO2 médio e frequência cardíaca, com uma concentração de lactato reduzida. Da mesma forma, intensidades submáximas favorecem sessões mais longas a um VO2 elevado do que treino intervalado executado a 100% MPO.

Fonte: Zuniga JM, et al. (2011). Physiological responses during interval training with different intensities and duration of exercise. Journal of Strength & Conditioning Research. 25(5):1279-1284.

 

Para quem estiver interessado em experimentar kickboxing sem compromisso pode vir experimentar o Jazzy Fight Club na estrada de Benfica, que vai inaugurar em Setembro com um formato inovador e a equipa da KO Team / Jazzy Estádio da luz será transferida para o novo espaço, ou pode contactar-me para combinar.

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O Kickboxing e o Muay-Thai ensinadas pela KO Team rege-se segundo as normas da Federação Portuguesa de kickboxing e Muay Thai.

O Treinador tem certificação de treinadores Nível II homolgado pelo IDP (Instituto de desporto de Portugal) e pela CDP (Confederação do Desporto de Portugal)

I Dan Certificado pela Federação de Kickboxing e Muay Thai

O Treinador tem curso de árbitros regionais da associação de kickboxing de Lisboa.

Sócio fundador da Associação KO Team Portugal

Embora parte do nosso percurso no ramo desportivo esteja ligado à competição, somos  defensores que em 1º lugar está a segurança, integridade física, boa disposição, companheirismo e bom ambiente nos treinos, tudo o resto vem por acréscimo.

Competição ou manutenção faça desporto, treine Kickboxing e Muay Thai!

Dos 8 aos 80 anos, experimente e comprove!

Horários Jazzy Fight Club

Turma de Kickboxing e Muay Thai quando estava a iniciar no Jazzy Estádio da Luz e que agora irá para o Jazzy Fight Club – Estrada de Benfica

Jazzy Fight Club novo conceito (Em baixo) :p

 

 

Gonçalo Silva

Personal Trainer e Membro Herbalife

https://www.facebook.com/solucoescorpoemente?ref=hl

http://www.solucoescorpoemente.wordpress.com/

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