5 razões porque toda a gente deveria gostar de Burpees

 

 

burpee

 

É um exercício que toda a gente adora odiar.

Desce até ficares com as mãos no chão, pés para trás ao mesmo tempo e fica na posição de Push up´s, peito no chão, volta a subir, pés para a frente, salta uns centimetros e sobe os braços durante o salto.

Repete agora o mesmo movimento de preferencia o mais rápido que conseguires.

 

 

Não me parece assim tão complicado. Então porquê que toda a gente odeia ?

 

5 razões porque toda a gente deveria gostar de Burpees

 

1- O Burpee é simples

Não é usado material, não há barras, halter, podes transportar o burpee contigo para onde quiseres. Adoro esta frase “o teu corpo é a tua maquina”.

O Burpee é constituído por movimentos padrões simples em que a maioria da população o consegue fazer, para além disso existem várias variações de Burpees pelo que se pode sempre adaptar a qualquer um. No fundo, exercício na sua forma mais pura!

 

2- Burpees é treino funcional

Numa era em que a palavra “treino funcional” está tanto na moda, por vezes quase sinónimo de “números de circo”  Burpee é do mais funcional que existe, pois melhoramos a nossa função no quotidiano ou em determinada prática desportiva.

Locomoção, (caminhar, correr.), mudança de nível (agachar, saltar), empurrar/ puxar, rotações são os 4 pilares do movimento e neste exercício trabalha-se uma boa parte deles.

consegues pensar que grupo muscular não é solicitado na execução de um Burpee ? peito, costas, braços, pernas, glúteos e todo o Core (Corpo sem as extremidades ) é trabalhado em cada repetição para além de ser necessário alguma agilidade para execução do mesmo.

Investigadores do Journal of Strength and Conditioning ( http://journals.lww.com/nsca-jscr/pages/default.aspx ) garantem que alta intensidade de repetições são muito eficazes na resistência muscular.

 

3- Burpees vai aumentar a tua capacidade anaeróbica

Anaeróbico é uma palavra que vem do grego “αναερόβιος” que significa literalmente “viver sem ar”, soa familiar ? Exercícios anaeróbicos de alta intensidade, curta duração, (1-2 minutos) pensa num sprint de 100m, Lembras-te dos benefícios dos sprints ? (https://solucoescorpoemente.wordpress.com/2014/07/17/8-razoes-pelas-quais-qualquer-pessoa-deve-fazer-sprints/) Agora se te aplicares em burpees em alta intensidade (mais fácil falar que escrever) não apenas irás beneficiar nos ganhos de resistência muscular, (que já mencionei em cima) como irás aumentar significativamente a capacidade dos teus pulmões, do teu coração e a toda tua habilidade de trabalhar mais depressa e mais forte num curto espaço de tempo. Para além que Burpee intenso em 1-2 minutos é uma das formas do treino intervalado e relembro aqui os benefícios do treino HIIT intervalado de alta intensidade ? (https://solucoescorpoemente.wordpress.com/2014/07/17/treino-hiit-treino-intervalado-de-alta-intensidade/)

 

4- Burpees são espetaculares para perca de massa gorda

É mencionado várias vezes que, burpees trabalha o corpo todo, burpee é intenso, aumenta o ritmo cardíaco resultando num dispêndio calórico brutal, Na verdade burpee “queima” até mais 50% mais massa gorda que no treino de cardio de longa duração convencional, e melhor ainda, acelera o metabolismo para o resto do dia, continuando a queimar massa gorda muito depois de ter terminado o treino, isto sem perder massa magra, lembras-te do EPOC ? (https://solucoescorpoemente.wordpress.com/2014/07/17/o-protocolo-tabata/)

 

5- Burpees são versáteis, e obrigam-te a pensar.

Burpee muscle-ups, burpee box jumps, burpee pull-ups, burpee toes-to-bar, burpee… e a lista continua, e pode-se inserir em vários tipos de treino com ou sem equipamento (dependendo dos objectivos).

Por fim o Burpee obriga mesmo a pensar, se no final do treino, já com as reservas de glicogénio muscular em baixo e com acumulação de ácido láctico te desafiares, por exemplo, quantos Burpees conseguirei fazer em 3 minutos ? ou em 1 minuto ? Quanto tempo conseguirei fazer 100 Burpees ? terás que pensar bem qual a estratégia a usar. Séries de 10 burpees e descansas no meio de cada série ? séries de 20 ? tentar um ritmo constante e não parar até ao fim ? Cada um com a sua estratégia…

E no final de umas semanas quando todos os benefícios dos Burpees começarem a aparecer, mais condição física geral, melhor resistência muscular e cardio-respiratória, menos massa gorda, mais agilidade e gosto por desafios, quem sabe, irás começar, como eu a adorar burpees !!

E já que estamos a falar de desafios aqui está um bom para hoje, que pode ser feito em qualquer lugar e deixem aqui os vossos comentários.

Tabata

Tabata Burpees (20 Seg a acelarar Burpees e 10 Seg recuperação) repetir 8 vezes sem parar, será feito em apenas 4 minutos, lembraste também do Tabata ? se não, clica aqui (https://solucoescorpoemente.wordpress.com/2014/07/17/o-protocolo-tabata/)

Exemplo:

 

Bons treinos

Gonçalo Silva

Personal Trainer e Membro Herbalife

https://www.facebook.com/solucoescorpoemente?ref=hl

http://www.solucoescorpoemente.com/

 

Referências:

Box life magazine

Journal of Strenhgt and Conditioning

 

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “5 razões porque toda a gente deveria gostar de Burpees

  1. gostei demais da explicação, dos videos, gostei demais mesmo e virei adepto do burpees e entrei em um desafio de fazer 100 burpees em um só dia, funciona assim todos os dias eu acrescento 1 burpee comecei no dia 18/07/14 e vou até o dia 25/10/14 hoje dia 09/08/14 fiz sem intervalo 23 burpees amanha faço 24 e assim vai.. estou amando o burpees a barriga tá baixando e a respiração melhorou muito fiquei mais resistente vou conseguir valeu pelo site

    Gostar

Deixem os vossos comentários

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s